DICA PODEROSA: utilidades surpreendentes do bicarbonato de sódio na faxina


O bicarbonato de sódio é usado há séculos para a fermentação do pão. O que pouca gente sabe é que ele é muito eficaz também na limpeza da casa e dos utensílios domésticos. Esse produto multiuso e baratíssimo pode ser uma grande aliado para sua faxina.

De composição química simples, é menos tóxico que os produtos de limpeza habituais. Levemente alcalino, facilita a remoção de gordura. Também é muito mais barato e ecológico.

  1. Retirar o queimado das panelas:

Ajuda a remover a crosta de gordura que fica nas panelas e frigideiras. Com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e água, a gordura sairá mais facilmente na lavagem. Caso seja uma grande camada de queimado, coloque 1 colher de bicarbonato, complete com água fervente e aguarde uns minutos. A crosta sairá completamente.

  1. Limpeza profunda de buchas, esponjas e panos de cozinha

Em uma bacia, adicione 1 colher de bicarbonato e deposite as buchas, esponjas e panos. Deixe agir durante 1 noite e lave no dia seguinte. Removerá a gordura e os resíduos de alimentos. Com ação bactericida, o bicarbonato removerá todas as bactérias e microorganismos que se acumulam nesses materiais.

  1. Acaba com o mau cheiro de geladeiras e freezers

Devido a grande quantidade de alimentos e comidas prontas, a geladeira costuma acumular um cheiro desagradável que contamina todo o seu interior. Utilize água morna com bicarbonato e um pano limpo para passar nas portas, paredes e superfícies da geladaeira ou freezer. Em seguida, utilize um pano seco para remover os excessos. Sua geladeira vai ficar com cheiro de limpeza e sem odores de alimentos.


  1. Desentupir ralos

Despeje no ralo 3 colheres de bicarbonato e logo em seguida, 1 xícara de vinagre. Irá surgir uma espuma branca, resultado da reação química entre os produtos. Espere baixar e jogue abundantemente água quente por cima. Faça isso 1 vez por mês e previna os entupimentos dos ralos.

  1. Remover a sujeira do rejunte de azulejos

Use o suco de meio limão e 1 colher de bicarbonato. Utilize essa mistura para passar no rejunte dos azulejos da cozinha e dos banheiros, deixando agir por 10 minutos. A solução vai clarear os rejuntes e deixar sua cozinha e banheiro com um aspecto renovado.

  1. Polir facas, colheres e garfos de inox

Recupere o brilho do seu faqueiro com um pouco de bicarbonato dissolvido em água. Utilize para limpar os utensílios e manter o brilho. Vão ficar como novos!

  1. Tirar manchas das roupas brancas

Com efeito alvejante, o bicarbonato é um grande aliado das roupas brancas. Adicione  bicarbonato de sódio ao sabão em pó quando for lavar as roupas. Irá remover manchas, marcas de desodorante e suor.

 

 

fonte:http://www.dicasonline.tv/


Você também vai gostar:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*