Parar fumar naturalmente: dicas para limpar pulmões


Desde infeções respiratórias, impotência sexual, aneurismas, gastrites, tromboses, derrames, mau hálito, dentes danificados até ao fatídico câncer, as sequelas de fumar são terríveis.

Muitos dos fumantes, apesar de várias tentativas, nem sempre sabem como deixar este vício, que causa tremenda dependência. Realmente, fácil não é. Mas, é possível! Você apenas precisa ter uma elevada autodisciplina.

A nicotina é uma das 4700 propriedades do tabaco e é a mais nociva, pois provoca forte dependência. O ato de fumar torna-se aprazível porque a nicotina é liberada no sangue.

Para seu conhecimento, o organismo expele a nicotina, sobretudo através da urina e pode demorar cerca de seis a oito horas até iniciar esse processo. Para além disso, a nicotina tem uma componente chamada cotinina, que estando retida no organismo, essa componente demora sensivelmente vinte a trinta dias a desaparecer.

E agora, você pergunta – Haverá maneira de liberar a nicotina do organismo de forma natural? Com base em algumas pesquisas, existem formas de estimular o organismo, removendo de maneira mais prática a nicotina do sangue – por exemplo, aumentando a ingestão de vitamina C presente em vegetais e frutas.

Para dar início a uma pesquisa, a universidade de Buffalo, situada em Nova Iorque, escolheu uma amostra de 1000 fumantes, sendo que as idades dos participantes eram entre 25 anos ou mais.

Os resultados foram esclarecedores. Um ano e dois meses depois, os fumantes que ingeriram mais vegetais e frutas estavam triplamente mais predispostos a deixar de fumar do que os outros. Os fumantes que têm um regime alimentar mais equilibrado tem tendência a fumar menos, foi outra da conclusão do estudo.

Qual seria o motivo por detrás desta conclusão? Trata-se de um motivo simples – O fato de os fumantes estarem saciados diminui a dependência de nicotina. Isto porque a vontade de comer e o desejo de fumar, por vezes, são confundidos pelos fumantes.

A verdade é que produtos como o café, o álcool ou a carne tornam o paladar do tabaco mais suave e aprazível, contrariamente aos vegetais e às frutas. Ou seja, moral da história, para deixar de fumar, você deve ter uma boa alimentação.

Ficou a saber que, para eliminar a nicotina do seu organismo e reduzir a vontade de fumar, você deve ingerir bebidas, alimentos e plantas naturais. Esta é a técnica que pode adotar!

1. A planta fantástica que é a urtiga

A urtiga tem poderes desintoxicantes que atuam perfeitamente sobre as toxinas produzidas pelo cigarro. Esta planta é fácil de encontrar e conta com componentes excelentes como clorofila, vitaminas, ácidos orgânicos e minerais.

Chá de Urtiga – Como preparar:

Você vai precisar de um litro de água e de uma colher de sopa de folhas secas para preparar o chá. Pode comprar as folhas em ervanárias ou em lojas de produtos naturais.
Para fazer o chá, você deve ferver água durante três a quatro minutos até criar bolhinhas, ou seja, até ao ponto de ebulição ser atingido. Entretanto, tire do fogão.
Junte as folhas e deixe repousar por dez minutos, tampando a panela. Assim que o tempo passar, o chá estará pronto a consumir.
Pode beber até três xícaras por dia e, caso não seja fã do sabor, pode adicionar um pouco de mel. Se tem diabetes use estévia para adoçar, de preferência, pura. Se for gestante não tome este chá.


2. Conhece a planta mulungu?

É um fantástico calmante. Quem a utiliza sabe bem disso. Não muito conhecida, é uma qualidade que o mulungu tem – para fumantes que querem deixar o vício é uma maravilhosa aliada.

As componentes da casca do mulungu têm sido alvo de pesquisas e as conclusões indicam que esta planta é composta por doses elevadas de triterpenos, alcaloides e flavonoides.

Os recebedores de nicotina são travados por um dos alcaloides do mulungu – a erisodina. Desta forma, os fumantes que têm vontade em deixar de fumar são auxiliados pelo chá de mulungu.

Chá de Mulungu – Como preparar:

Para começar, você deve preparar as ervas que irá utilizar para o chá. Para isso, use os ramos e as cascas da árvore e cozinhe eles. Pode comprar mulungu em ervanárias, em lojas de produtos dietéticos e online.
Assim que este passo estiver concluído, você deve adicionar 5 gr ou duas colheres de chá com as ervas secas (que obteve do cozinhado anterior) em 250 ml de água.
Assim que a água estiver quente, deixe ferver durante 20 minutos.
Posteriormente, aguarde até que arrefeça, para poder coar e beber.
A toma adequada deste chá é de uma xícara por dia. Contudo, você não deve tomar ele por mais de três dias seguidos. Faça sempre uma pausa de pelo menos 7 dias.

É preciso ter alguns cuidados na toma deste chá, porque pode baixar a pressão arterial e, sobretudo, se é gestante ou hipertenso, leve esta recomendação a sério.

3. Outro aliado na erradicação da nicotina é o kiwi que ajuda igualmente a repor as vitaminas A, C e E que são aniquiladas pelo tabaco.

4. Aipo, berinjela e penino são vegetais que ajudam a combater a dependência, pois alteram o paladar do tabaco.

De forma a não ingerir açúcar desnecessário, não coma muitos vegetais doces, pois isso pode desequilibrar áreas do cérebro relativas à necessidade de fumar.

5. Para manter os pulmões saudáveis podem contar também com o agrião. Pode fazer sucos com ele ou acrescentar em saladas.

6. Fontes de vitaminas C e B5 são os brócolis.

É mais um legume que restabelece os níveis de vitamina C, que são libertados pelo consumo do tabaco e trata dos estragos provocados pelas toxinas nos pulmões.

Pode usar coentros nos sucos, sopas, feijão, saladas e arroz, por exemplo.

7. Outras fontes de vitamina C são os limões e as laranjas.

É importante para os fumantes reporem esta vitamina, visto que o cigarro a reduz. Auxilia também a aumentar o funcionamento do metabolismo e a evitar o estresse. Deste modo, a nicotina desaparece mais facilmente.

8. Hidrate-se com água.

A nicotina desidrata e, para combater este sintoma, pode e deve beber grandes quantidades de água potável, para que através da transpiração, a nicotina seja libertada.

9. O suco de cenoura tem um forte teor de vitaminas A, B, C e K, que auxiliam na redução da nicotina. É muito importante para ajudar na prevenção dos problemas de pele, provocados pela nicotina.

10. Limpe o seu organismo com coentros!

As folhas do coentro contêm flavonoides e muitos antioxidantes assim como bastantes óleos voláteis essenciais.


Você também vai gostar:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*