13 MUDAS QUE PODEM SER CULTIVADAS EM CASA NO VASO (POUPANDO 1000 R$ POR ANO)


cultivar-1

Você quer cultivar vários tipos de frutas e verduras na sua casa mas não tém um jardim onde posa fazer isso? Não há problema; Graças a este guia, você vai aprender como crescer as suas plantas em vasos! Usando este método você não está apenas aprendendo a cultivar algo, mas também está cuidando de sua saúde e poupando dinheiro. Para começar, bastam os vasos, um pouco de solo e um espaço perto da janela para que a luz solar possa atingir as plantas. Este tipo de cultivo é perfeito, especialmente para aqueles que vivem nas grandes cidades e querem consumir produtos saudáveis e cultivados com as próprias mãos: isso normalmente seria possível somente tendo uma horta, talvez no campo, mas com este guia todos podem ter essa oportunidade.

1 – Abacaxi

Para crescer uma muda de abacaxi, compre um fresco: para descobrir se é ou não será suficiente controlar a cor das folhas (devem ser verdes e espessas) e tentar arrancar uma para ter a certeza que isso não aconteça. Depois disso, corte as folhas do abacaxi usando uma faca afiada. Agora mergulhe a base das folhas na água e deixe-as de molho por alguns dias, até que as raízes começem a aparecer: antes de transferir a planta no solo se certifique que tenham se fortalecido bastante e que o comprimento seja suficiente.

cultivar-2

Há um outro método que consiste em arrancar as folhas da fruta através de um movimento de rotação para o exterior (você vai ter que colocar um pouco de forças). Você vai ver que na base das folhas vai restar um pouco de polpa que você tém que secar direito: este processo vai demorar cerca de uma semana. Depois disso corte algumas folhas daquelas mais perto da base e mergulhe-as na água. A parte das folhas arrancada deve estar em contato com a água. Para evitar a formação de podridão, é necessário mudar a água de dois em dois dias cerca. Lentamente, vão começar a brotar raízes e um pouco mais tarde, você pode transferir a planta no solo.

2 – Tangerina

Para este tipo de árvore de fruto, é necessário escolher um vaso grande que possa suportar o peso da planta, e que tenha orifícios na parte inferior para facilitar a drenagem. Para obter melhores resultados, é recomendável usar o solo orgânico, de preferência contendo pequenas pedras que ajudam a drenagem da água. Você deve ter cuidado a plantar as sementes cerca de 3 cm de profundidade e colocar o vaso perto de uma janela, de modo que seja em contato com a luz solar o mais possível. Para entender quando regar um ótimo método é colocar um palito na terra: quando os primeiros 3 cm são secos, é hora de regar. Normalmente, os frutos amadurecem no período desetembro a janeiro.

cultivar-3

Todas estas plantas pertencem à família das Apiaceae, famosa por suas propriedades aromáticas e terapêuticas. Eles precisam de muita luz e água (possuem uma grande componente de água) e crescem melhor em um solo sem rochas: isso porque as mudas em questão crescem em boa parte no subterrâneo.

É importante enriquecer o solo com argila expandida que promove a drenagem de água e não permite a estagnação. As sementes devem ser posicionadas, pelo menos, a 5-6 cm de distância uma da outra, a uma profundidade de aproximadamente 2 cm. É importante o uso de vasos profundos pelo menos 20 cm, porque, como mencionado antes, essas plantas se desenvolvem em profundidade. Depois de 40 dias do plantio, é possível transferir as novas mudas em um novo solo mais fértil: de agora em diante você vai ter que regar mais frequentemente e expor as mudas à luz solar direta.


cultivar-4

Primeiro compre as verduras. Corte as folhas e deixe somente 4-5 cm de cada uma. A parte mais importante é a base, onde haviam as raízes quando o vegetal foi colhido. Mergulhe as raízes na água, de modo que toda a planta esteja de molho. Lentamente, vão começar a brotar novamente as raízes da base e as folhas irão germinar.

Para evitar que a planta possa apodrecer, lembre-se de mudar a água regularmente. Quando as raízes forem visíveis e fortes, pode-se transferir tudo no solo, regado abundantemente durante os primeiros dias.

cultivar-5

11 – Gengibre

Como todos sabemos o gengibre é muito procurado como tempero na culinária, especialmente em sucos, mas também na produção de doces. Famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e de drenagem, tém um custo elevado e, com certeza, cultivá-lo em maneira autônoma a torna acessível a todo mundo. Para cultivar esta planta simplesmente compre uma raiz e corte um pedaço de modo que a polpa seja exposta. Corte o rizoma em pedaços não maiores que 3 cm: cada fragmento requer 20 cm de espaço para crescer da melhor maneira possível.

Se o gengibre não for biológico, deixe-o de molho durante a noite em água morna para reativar os processos de crescimento. O vaso deve ser de pelo menos de 20 cm de altura. Os pedaços de gengibre devem ser plantados a uma profundidade de pelo menos 5 cm e imediatamente regados cuidadosamente para manter o solo úmido. O gengibre não gosta de luz direta, por isso, coloque o vaso em um lugar úmido e não exposto à luz solar direta. Você pode usar o tempero 8 meses depois do plantio.

cultivar-6

12 – Cenouras

Para cultivar as cenouras precisa de muito pouco: uma vez utilizada a cenoura na cozinha, você deve manter somente a extremidade superior, de modo que haja uma espessura de 1 cm entre a base e as folhas. Em seguida, basta mergulhar esta parte em um pouco de água, sem que as folhas sejam cobertas. Depois de dois dias vão começar a aparecer os primeiros brotos. Depois disso, você pode transferir a muda no solo. Deixe-o crescer até que se formarão as sementes.

cultivar-7

13 – Alho

Todo mundo sabe que o alho possui muitas propriedades: é antibacteriano, ajuda no caso de sintomas de gripe, é um fluidificante para o sangue, reduz a pressão e funciona como um diurético. Então, poder contar com este produto todo o ano pode ser realmente útil. Cultivá-lo em casa é muito simples e barato: depois de ter comprado alguns dentes no supermercado, plante-os no solo junto com a casca a uma profundidade de cerca de 5cm. É preciso ter cuidado no posicionamento de cada dente que deve ser feito a 15cm de distância um do outro. Regue duas vezes por semana e você vai ver os primeiros brotos já depois de 14 dias.


Você também vai gostar:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*