Jovens estão comendo cápsulas de detergente em desafio proposto na internet Os jovens filmam o ato de comer esse produto químico e postam nas redes sociais.


Nos últimos anos, em que as redes sociais viraram febre mundial, surgiram com elas os famosos “desafios” que começam com um pequeno grupo de pessoas (quase sempre adolescentes) e se tornam virais por todo o mundo.

Para ser um desafio considerável, muitas vezes envolve algo perigoso à saúde ou que coloca a vida em risco, como o caso dos jovens que faziam selfies em topo de arranha-céus ou na beira de penhascos para ganhar visualizações e curtidas, mas muitos acabavam caindo e morrendo.

Outro desafio recente lançado na internet foi o de se filmar comendo uma colher de sopa de canela em pó. Naturalmente, pelo fato de a canela ser seca, é muito difícil de engolir, por isso é um desafio. Mas o problema é que na tentativa de engolir, há grande risco de obstrução das vias respiratórias.

Entre tantos outros desafios, um dos mais recentes é o de comer cápsulas de sabão líquido para lavar roupas. Acredite ou não, há centenas de jovens gravando vídeos de suas experiências e publicando na internet, sem medir as consequências.

A razão de escolherem o sabão líquido


Existe uma marca norte-americana que fabrica um produto chamado Tide, que são estas cápsulas de sabão líquido, mas que possuem uma embalagem muito parecida com balas.

Na verdade, já houve muitos casos de crianças que ingeriram essas cápsulas achando que eram doces e foram parar na emergência. Em 2015, a ingestão desse produto químico foi a terceira causa de intoxicação involuntária em crianças de até cinco anos.

Somente estes casos já deveriam ser o suficiente para que a marca modificasse a embalagem do produto, mas ainda assim não justifica que jovens, totalmente conscientes do perigo que é ingerir uma composição de produtos químicos, resolvam fazer isso para ter minutos de fama na internet.

Os perigos para a saúde

De acordo com informações da Associação Americana de Centro de Controle de Venenos, somente nos primeiros quinze dias de 2018 foram feitas 39 chamadas de emergência para os centros de controle de intoxicação por causa de jovens que ingeriram a cápsula de sabão líquido para participarem do desafio.

De acordo com os fabricantes, estas cápsulas de sabão são ainda mais concentradas em produtos químicos do que o sabão em grandes embalagens. Ao ingerir, a pessoa está exposta a ter convulsões, fluidos nos pulmões, parada respiratória, podendo serem levadas à coma e a óbito.

Realmente, esse tipo de desafio não faz o menor sentido, mas a forma como a cabeça de muitos adolescentes funciona, também não. Então, pode ser que a mudança da embalagem do produto faça o desafio perder a graça, mas certamente não vai demorar para que os adolescentes arrumem outra situação para colocarem a vida em risco e terem seus preciosos minutos de exposição na internet.

 


Você também vai gostar: