5 Melhores Benefícios da Banha de Porco Para a Saúde



Conheça os Benefícios da Banha de Porco e as informações necessárias para utilizar esta gordura em prol da sua saúde! Confira tudo isso aqui!

Os Benefícios da Banha de Porco são incontáveis. Porém, separamos aqueles que mais podem te ajudar no dia-a-dia. Para os mais antigos, a banha de porco se destacava para a culinária, conservando a alimentação e preparação de alimentos.

Após isso, iniciou-se a substituição da mesma por elementos gordurosos processados como a margarina e óleo vegetal.

Benefícios da Banha de PorcoSave

Isto em razão de que a gordura animal tinha associação a condições problemáticas de caráter cardiovascular. Estes elementos gordurosos provindos de animais, a exemplo da manteiga e da banha, têm estado sólido em temperaturas ambiente, ao passo que os óleos apresentam estado líquido, com extração de modo mecânico ou químico de:

girassol;
soja;
algodão;
milho.
A banha do porco é uma dessas gorduras. Posteriormente a associação por muito tempo a riscos de AVC, infartos e demais patologias cardiovasculares, tem apontamento por vários especialistas da saúde como uma ótima alternativa da gordura.

 

O Que é a Banha de Porco?
Trata-se de uma gordura que vem dos suínos. É obtida através de muitas partes do porco e a qualidade varia de fatores relativos ao procedimento de se obter o tecido adiposo do suíno.

A banha é caracterizada por sua alta concentração de elementos ácidos graxos de saturação como triglicerídeos e gordura trans ausente.

Esta banha constitui nutrição que é benéfica para a saúde como os elementos vitamínicos B e C, além do cálcio e de minerais como o Ferro e Fósforo.

Esta gordura não tem açúcar ou demais carboidratos que possam prejudicar pessoas diabéticas. Outra característica dessa banha é o teor baixo de sódio.

Para Que Serve a Banha de Porco?
Esta gordura pode ter utilidade para várias finalidades, com a inclusão da base produtiva de biocombustível e sabão. Contudo, é muito utilizada como uma opção de alimento em substituição de manteigas e afins.

Possui um gosto suave e agradável, e por isso, é popularmente aceita em diversas cozinhas e assados. Com ela, é possível fazer tortas, biscoitos, frituras e carnes.

Benefícios da Banha de Porco
Muito além de ser uma alimentação que pode prejudicar a saúde, os Benefícios da Banha de Porco se destacam em diversas questões que envolvem o combate de doenças e tratamentos específicos de saúde e estética. Acompanhe:

Auxílio no Controle do Colesterol
Um dos Benefícios da Banha de Porco é que os elementos de gorduras monoinsaturadas que estão compostas nesta banha apresentam efeito comprovado para reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevam os níveis do HDL, destacados como o colesterol bom.

Os elementos gordurosos saturados dispostos na banha apresentam, de forma diferente da difundida por anos, auxílio para que os níveis do colesterol se mantenham de acordo.

Efeito Antioxidante
Benefícios da Banha de Porco – AntioxidanteSave


Dentre os principais Benefícios da Banha de Porco é que as gorduras apresentam a capacidade de combate das ações nocivas que os radicais livres em excesso costumam causar no corpo.

A ingestão de alimentos que são fontes de antioxidantes auxiliam que se evite o aparecimento de câncer, problemas de questão estética – celulites, saúde capilar – e, até mesmo, o envelhecimento precoce.

Excelente Para Diabéticos
É um ótimo alimento para quem tenha diabetes. Isto porque não apresenta carboidratos e consequentemente não eleva o nível do açúcar na corrente sanguínea. Portanto, é uma excelente alternativa de alimentação para ter a inclusão da dieta de quem possua diabetes.

Vitamina D
É uma fonte de elemento vitamínico D, com níveis ótimos da vitamina. Trata-se de um elemento essencial para que a estrutura óssea se mantenha saudável e forte.

O elemento vitamínico D também apresenta desempenho importantíssimo para produzir hormônios, fortalecendo o sistema de imunidade.

Prevenção da Depressão
Auxilia na prevenção da depressão, em virtude dos compostos de ácidos oleico da banha. Este elemento é uma substância de ácido graxo em que a ingestão é associada a riscos menores do desenvolvimento da patologia, em questão.

Receitas Com Banha de Porco
As receitas que apresentam banha de porco se destacam mais saudáveis que as de outros elementos gordurosos. Acompanhe as receitas que disponibilizamos a fim de ilustrar os Benefícios da Banha de Porco:

 

Benefícios da Banha de Porco Com Feijão Tropeiro
Receitas com Banha de PorcoSave

Você vai precisar de:

1kg do feijão roxinho;
500g de farinha de mandioca crua;
10 ovos;
uma cebola;
duas colheres do tempero alho e sal;
duas colheres da Banha de Porco;
um maço de cheiro-verde;
quatro dentes de alho;
500g de bacon.
Como fazer?

Cozinhar o feijão, fritar o bacon, fritar os ovos na gordura do bacon e reservá-los. Em mesmo recipiente, colocar a banha ou óleo do porco.

Em seguida, fritar a cebola, o alho e o tempero. Refogar o feijão, em fervura por 10min. Acrescentar a farinha de pouco em pouco. Desligar o fogo e acrescentar o bacon e ovos.

Servir ao acompanhamento de lombo, alho, linguiça, torresmo e couve.

Benefícios da Banha de Porco Com Pão de Batata
Você vai precisar de:

300g de batata;
100g de fermento biológico fresco;
duas xícaras de leite;
três ovos;
uma colher de sal;
uma colher de açúcar;
duas colheres de margarina;
uma xícara de banha de porco;
farinha de trigo a gosto.
Como fazer?

Misturar o fermento com o leite e deixar agir por uma média de cinco minutos. Após isso, acrescentar os outros elementos de maneira a amassar todos bem, até apresentar uma massa consistente e uniforme, sem que grude nas mãos.

Fazer pãezinhos pequenos, colocando na assadeira devidamente untada ao óleo e deixando crescer. Pincelar com a gema e assar.

Benefícios da Banha de Porco Com Sonho
Receitas com Banha de Porco-SonhoSave

 

Você vai precisar de:

quatro ovos;
um copo de leite em temperatura morna;
um copo de água em temperatura morna;
seis colheres de açúcar;
duas colheres de fermento biológico em pó;
duas colheres de margarina;
uma pitada de sal.
Como fazer?

Bater tudo em um liquidificador, jogar numa bacia e colocar a farinha até que dê o ponto de amassar. Deixar a massa crescendo. Em seguida, enrolar o sonho a partir de um recheio preferido, e deixar crescer de novo.

Fritar em óleo em temperatura quente, passando no açúcar fino.


Você também vai gostar: